A indesejável sintomatologia do "overtraining"

Variáveis psicofísicas e sua influência em proposta de treinamento com nadadores a partir de 25 anos

Autores

  • Carlos Alexandre F Brito Faculdades Anhanguera
  • Ednaldo Herculano de Miranda Jr

Palavras-chave:

Master, Veterano, Sobretreinamento, Macrociclo

Resumo

Este estudo tem por meta elucidar à técnicos e professores, até que ponto as diversas variáveis psicofísicas influenciam na proposta de treinamento sistemático com nadadores na faixa etária à partir de 25 anos. A estimulação e sua consequente resposta estão proporcionalmente interligadas aos diversos fatores exógenos que são a alimentação, higiene, clima, repouso, ambiente social, etc.

A questão central é: Até onde o profissional que atua com esta categoria - denominada master - pode delimitar a importância de tais fatores, sabendo que a assiduidade do atleta é inconstante, e a capacidade individual é de difícil quantificação? Além dos fatores exógenos, temos os escores fisiológicos (ou seja, curvas de esforços mensurados), o "saudosismo", a superação pessoal, o difícil aprimoramento técnico hidrodinâmico e tático, e por fim a busca à fonte inesgotável de prazer e motivação inerente.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre F Brito, Faculdades Anhanguera

Graduado em Licenciatura Plena pela Faculdade de Educação Física de Santo Andre (1990), Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Professor Doutor da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Ednaldo Herculano de Miranda Jr

Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação Física de Santo André - SP, pós-graduado em natação e hidroginástica pela Universidade Gama Filho do Rio de Janeiro. Autor do livro "365 dias nadando diferente"

Publicado

2022-08-22

Como Citar

1.
Brito CAF, de Miranda Jr EH. Variáveis psicofísicas e sua influência em proposta de treinamento com nadadores a partir de 25 anos. Nadar! Swim Mag [Internet]. 22º de agosto de 2022 [citado 21º de fevereiro de 2024];2(165). Disponível em: https://revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/28

ARK