Republicação - Tecnologia 'Wearable' de Têxteis Inteligentes em Esportes e Campos Afins: Uma Revisão


Tecnologia 'Wearable' de Têxteis Inteligentes em Esportes e Campos Afins: Uma Revisão

Figura. Novos aplicativos e dispositivos são para atividades como tênis, golfe e natação. (a)


Tecnologia "Wearable" de Têxteis Inteligentes em Esportes e Campos Afins: Uma Revisão (b)

Prof. Dr. Nemailal Tarafder EX-Emeritus Professor, Department of Textile Engineering, Hooghly Engineering and Technology
College, West Bengal, India

Palavras-chave: Sensor biométrico, Camisa fitness, Unidades GPS, Kits de jogo, Vestuário de proteção, Tecido inteligente, Wearable

https://n2t.net/ark:/21207/NADAR.v2i165A.32

RESUMO

Tecidos inteligentes pertencem a essa categoria de têxteis que foram desenvolvidos com novas tecnologias para fornecer valor agregado ao usuário. A tecnologia de roupas inteligentes tornou-se parte integrante dos esportes profissionais modernos. A tecnologia dos "wearable" continua monitorando a carga no dia a dia dos jogadores para garantir que eles mantenham condições de pico e sem lesões para a competição. Os sensores biométricos podem fornecer as métricas para que os atletas se tornem parte integrante das ferramentas que avançam. Funcionários mais saudáveis significam menores custos com saúde e, por isso, novos aplicativos e dispositivos são para atividades como tênis, golfe e natação (Figura). Muitos desportistas procuram vantagem sobre o seu adversário usando têxteis de alta tecnologia apropriados. A integração têxtil de componentes de computação vestíveis, tornou possível o monitoramento inovador e abrangente na arena esportiva.

INTRODUÇÃO

De acordo com Pailes-Friedman, do Pratt Institute, os tecidos inteligentes fizeram uma revolução com sua capacidade de fazer muitas coisas que as roupas tradicionais não podem, incluindo comunicação, transformação, conduzir energia e até brilhar (1). As roupas inteligentes que melhoram o desempenho destinam-se ao uso em aplicações atléticas, de esportes radicais e militares. Muitos outros tecidos foram desenvolvidos como roupas de proteção, para combater riscos ambientais extremos, como radiação e efeitos de viagens espaciais. Os têxteis eletrônicos diferem da computação vestível devido à integração perfeita de têxteis com elementos eletrônicos, como microcontroladores, sensores e atuadores. A Fibretronics é a nova tecnologia que explora as funções electrônicas e informáticas integradas nas fibras têxteis.

Fios e tecidos condutores estão em uso desde 1000 anos atrás como materiais básicos para construir qualquer e-têxtil. É sabido há muito tempo que os artesãos usaram folhas metálicas finas principalmente ouro e prata em torno de fios de tecido durante séculos. Por exemplo, o cultivo da rainha Elizabeth era feito de bordados com fios envoltos em ouro. No século XIX, foi desenvolvida uma série de tecidos com decote iluminado e motorizado, chapéus, broches e trajes combinados com eletricidade e joalheria. Os trajes espaciais dos astronautas modernos mostram essas características com roupas que podem inflar e desinflar, acender e aquecer e esfriar de acordo com a exigência do ambiente. Em maio de 2007, na The Smart Fabrics Conference, realizada em Washington D.C, foi demonstrado o uso de sensores GSR em um relógio conectado via Blue Tooth em uma jaqueta jeans com tela lavável.

A tecnologia "wearable" é amplamente utilizada em esportes profissionais atualmente, permitindo que métricas adversas sejam levadas em consideração e utilizadas durante o treinamento e permitindo que decisões em tempo real sejam tomadas de acordo. A avançada tecnologia atual mudou completamente o esporte. Com a ajuda de novas tecnologias, é possível tomar decisões calculadas em favor de jogadores com estatísticas relacionadas a nós durante toda a transmissão. A Tech Company Stat Sports criou o Viper Pod, um dispositivo amplamente utilizado em todo o mundo esportivo com times de futebol e times de rugby (2).

Constata-se que a tecnologia "wearable" tem um papel importante nos esportes em todo o mundo, desde a Premier League de futebol do Reino Unido até o Aussie Rules Football e eles foram os pioneiros no uso de dispositivos GPS de rastreamento de localização em 2004. A aplicação desta tecnologia mantém o jogadores no auge da aptidão física com a ajuda de sensores sofisticados acoplados dentro do sistema (3). Em outro relatório, observa-se que várias equipes internacionais associadas a jogos e esportes, especialmente no Rugby, adotaram essa tecnologia com seus jogadores usando unidades de GPS entre as omoplatas para medir a velocidade e a distância percorrida durante o treinamento e o tempo de jogo. No futebol americano, foi usado o Stat Sports para coleta de dados de GPS durante as sessões de treinamento em campo. Além disso, os jogadores também estão usando o Polar Heart Rate Monitor durante suas sessões de condicionamento e o treinamento de circuitos com pesos para monitorar a resposta à carga.

De acordo com alguns relatórios de análise, descobriu-se que a tecnologia "wearable" se tornou um componente vital da indústria esportiva. Durante os últimos anos, ambos estabeleceram um relacionamento de ligação entre si Em 2017, na conferência da Consumer Technology Association CES, a Sports Techie fez um anúncio para 14 principais tecnologias esportivas. Isso inclui produtos como o STRIVER, na plataforma para VR Training, que utiliza imagens de futebol em 3D e roupas de dormir de atletas sob armadura, que aproveitam a tecnologia TB 12 de Tom Brady para produzir energia de infravermelho (4).

Houve um tempo em que Chris Johnson pesquisou todas as inovações relacionadas ao condicionamento físico e tecnologia de saúde usadas pelos atletas profissionais e também pelos "guerreiros" de fim de semana, como acessórios "wearable", relógios, aplicativos, balanças, scanners, software, máquinas de biofeedback e encontrou uma série de ideias para o seu negócio de fitness. No início pensou em descartar todos esses acessórios, mas finalmente chegou à conclusão de que o uso desses equipamentos poderia prestar um melhor serviço (5). Foi percebido que os dispositivos de feedback de tecnologia "wearable, quando usados, poderiam ajudar os usuários a ver seus exercícios on-line e traçar seu progresso e enviar feedback.

Pesquisa (6), demonstrou claramente que o crescimento tecnológico e as aplicações estão na base da experiência da Ohmatex e refletem a maturidade das tecnologias atualmente disponíveis e as tendências vivenciadas no campo das atividades esportivas. Entende-se que muitos crescimentos tecnológicos ocorreram nas atividades esportivas, mas se constatar que menos melhorias ocorreram, portanto, requer esforços consideráveis para atingir um nível de maturidade em que as pessoas associadas possam garantir um produto robusto que funcionalmente confiável e lavável e outras coisas para fazer, como muitos consumidores esperam.

Muitas pesquisas foram realizadas no campo das tecnologias "wearable" e esses têxteis com soluções inovadoras chegaram ao mercado. Os achados de uma pesquisa (7), dão uma visão geral sobre os produtos disponíveis especialmente relacionados ao uso pelos atletas. Seu método de estudo é dividido em duas partes, como coleta de dados e transferência de dados para uma matriz. Nesse sentido os dados foram estruturados e avaliados para fazer sua gradação em inovação. Já Mazzoldi et al (8) desenvolveram uma roupa de corpo inteiro. O uso da eletrônica "wearable" no campo esportivo é comparado com o setor de saúde e não é demais. Também existem alguns produtos inovadores disponíveis no mercado, que podem rastrear movimentos e intensidade durante o exercício. Existem vários estudos (9) que discutem sobre as diversas possibilidades de integração de eletrônicos "wearable" em têxteis para a medição de parâmetros vitais. Pesquisadores (10) estudaram o impacto do design de trajes de natação no gasto energético e na cinemática de movimento dos nadadores durante a prática. Um experimento com luvas de goleiro com PCM foi realizado por Purvis et al (11). No experimento, as pessoas de teste selecionadas realizaram exercícios específicos com luvas PCM e luvas comuns. Verificou-se que as luvas aplicadas no PCM apresentaram temperatura das mãos mais quente do que as demais luvas. Em outros experimentos roupas de compressão foram tentadas em diferentes estudos em atletas durante suas atividades. As roupas de compressão foram testadas durante circuitos específicos de esportes coletivos durante o treinamento de resistência. Também foram testadas para a medição de diferentes atividades dos atletas e em alguns casos os relatórios do estudo foram refutados. Foi notado por autores (12,13), que durante seus testes em pessoas específicas, as roupas de compressão levam a menos dor muscular. Em várias outras investigações, para detectar os movimentos durante o impacto e liberação do corpo humano com medidor de tensão e sensor de pressão, foi estabelecido que havia possibilidades de integrar tecnologias "wearable" em têxteis para monitorar parâmetros vitais (14). As roupas de compressão serviram como ferramentas de regeneração em algumas das pesquisas e em outros estudos os parâmetros de teste se deram apenas durante a atividade realizada (15).

Um grande número de de estudos sobre tecnologias "wearable" para esportes e aplicações médicas foram referidos em séries de interação humano-computador (série de livros HCIS). Componentes de computador "wearable" com possibilidades de monitoramento inovadoras e abrangentes foram discutidas (16). A introdução do Fitness SHIRT por Fraunhofer IIS, Erlangen, da Alemanha, foi citado como um exemplo de um dispositivo de computação "wearable" com integração têxtil. Sua aplicabilidade tem sido recomendada em estudos de usuários em esportes e medicina.

A peculiaridade dos têxteis é que eles podem ser usados ??como parte integrante de outros materiais para agregar valores funcionais aos produtos resultantes. Um dos melhores exemplos disso é adicionar tecnologias computacionais aos têxteis SMART e permitir que as pessoas sejam interativas (17). A introdução de valores funcionais através do uso de tecnologia integrada nos têxteis cria uma nova dimensão ao comportamento dos produtos. O artigo descreve os resultados de uma atividade educativa realizada dentro do Sportswear Studio Di Milano. Os alunos foram envolvidos em um estudo para gerar um novo conceito avançado para aplicação esportiva, explorando a potencialidade dos têxteis inteligentes e da tecnologia "wearable".

O advento dos smartphones mudou a forma como as pessoas interagem com a tecnologia. Com a disponibilidade de mais de um milhão de aplicativos, a comunicação por meio de chamadas e textos é a mais primária função de nossos telefones inteligentes, mas podemos usá-los para uma ampla gama de propósitos diários para facilitar nossas vidas (18). Se tornou melhor, mais saudável ou simplesmente mais do que divertido por meio de aplicativos de redes sociais, jogos, entretenimento, rastreamento de saúde / condicionamento físico e produtividade, até mesmo sentir o que os jogadores sentem ao vivo com o Alert Shirt Wearable Experiments (WE: EX), uma "simples" camisa.

Roupas inteligentes, fashion eletrônicas ou tecnologias "wearable" fazem parte dessas roupas e acessórios de software ou hardware que integram componentes eletrônicos para fazer tecidos como têxteis inteligentes. Basicamente, dois tipos de formas e tecnologias estão associados a ele, como suportes soft/hard; eletrônica soft/hard. Têxteis inteligentes são a abordagem interdisciplinar para criar interseção e sobreposição de pesquisas inovadoras em vários campos aplicados, como química, física, ciência dos materiais, ciência e tecnologia da computação, design e desenvolvimento (19). As áreas de pesquisa de têxteis "wearable" e inteligentes abrangem disciplinas como biologia, fisiologia, micro nanotecnologia, por um lado, e, por outro, ciência dos materiais, telecomunicações, dispositivos médicos, eletrônica, microchips, têxteis e outras disciplinas de engenharia (20). Qualquer sistema têxtil inteligente ou tecnologia "wearable" é uma mídia que detecta o corpo humano e o ambiente pela aplicação de vários tipos de sensores. A especialidade do dispositivo é que ele é capaz de detectar, comunicar, navegar e também acionar outros dispositivos (21). A exploração da integração humana e tecnológica é a inovação do que vemos nos filmes de ficção. Hoje em dia estamos sob um sistema homem-máquina autorregulado onde o tráfego é de mão dupla e constante (22). Influenciado pela tecnologia e sem perder sua essência, o corpo humano torna-se uma mídia para a interação de uma máquina equipada com dispositivo tecnológico (23).

TECNOLOGIA WEARABLE

Tecidos que são habilitados com componentes digitais como baterias e luz e incorporados com eletrônicos são conhecidos como tecidos inteligentes, têxteis eletrônicos, roupas inteligentes, trajes inteligentes e têxteis inteligentes. Esses tecidos têm muitas habilidades adicionais para desempenhar funções diferentes das que os tecidos tradicionais podem fazer. Suas funções estão relacionadas a duas formas, como estética e outra é melhorar o desempenho. As funções de desempenho destinam-se para uso em atletas, esportes radicais, aplicações militares, etc. De acordo com os requisitos, os tecidos são projetados para regular a temperatura corporal, reduzir a resistência ao vento, controlar a vibração muscular e muito mais. É igualmente importante na realização de atividades pelos astronautas durante as viagens espaciais. Há uma diferença básica entre tecnologia "wearable" e computação "wearable". A nova tecnologia conhecida como fibretronics tem explorado as aplicações de funções eletrônicas e computacionais para integração em fibras têxteis (1).

TECNOLOGIA WEARABLE TRAZ MUDANÇAS NO SISTEMA ESPORTIVO E DE SAÚDE

Doug Balley relatou que Chris Johnson observou uma série de ameaças ao seu negócio de fitness quando ele pesquisou as inovações em acessórios de tecnologia de fitness e saúde usados pelos atletas profissionais e aqueles de fim de semana (5). Finalmente, ele chegou a conclusão de que abriu-se um novo caminho com a tecnologia "wearable". Mantendo essa ideia em mente, ele pensou que poderia compartilhar com seu amigo, o fundador da Boston Strength and Conditioning LLC, que também tinha um negócio de fitness em Newton. Ele expressou suas opiniões sobre sua aplicação a partir dos dispositivos de feedback de exercícios on-line, mapeou seu progresso e obteve feedback profissional. Os analistas econômicos previam que o setor teria um grande salto em seus pedidos de fornecimento de 125 milhões de dispositivos "wearable" em 2017, em comparação com os 104 milhões de 2016. Esses dispositivos foram usados pelos corredores e atletas profissionais no seu dia-a-dia. Além do uso dos itens em esportes e fitness, outro setor promissor foi o de seguro saúde.

Durante esse período de introdução de dispositivos de fitness, mais de 300 equipamentos "wearable" chegaram ao mercado. De acordo com importante literatura pesquisada, a Adidas havia lançado o primeiro tênis integrado com tecnologia para medir o desempenho de um corredor nas competições de 1984. Hoje em dia, esses itens de fitness estão disponíveis no mercado em vários modos, como Fit Bits de pulso, Mis Fits, Whoops, Moovs, Tom Toms e muitos outros, como sapatos inteligentes, palmilhas digitais, anéis, sutiãs inteligentes, camisas de compressão, tops, leggings e shorts com sensores de rastreamento biométrico.

A aplicabilidade dos dispositivos de fitness também foi introduzida nas áreas de seguros de saúde. Diz-se que funcionários mais saudáveis ??significam menores custos de saúde. Novos aplicativos foram disponibilizados para qualquer atividade associada, incluindo tênis, golfe, esqui e natação, a serem cobertas por esquemas de seguro de saúde. Do ponto de vista da economia de custos para os empregadores, eles consideravam que as pessoas poderiam ser movidas da categoria insalubre para moderadamente saudável e depois a categoria saudável.

Terrence Mahan, treinador de alto desempenho dos corredores de elite da Boston Athlete Association, comentou que a tecnologia atrapalha se as pessoas pensam que a tecnologia é perfeita. De acordo com Johnson e Mahan, a introdução da tecnologia de treinamento e recuperação de lesões foi a mais recente inovação nos campos esportivos. A Newton Company ofereceu um dispositivo de compressão para ajudar a aliviar a dor e melhorar a circulação após treinos ou lesões. Outra empresa sugeriu que seu dispositivo - desenvolvido por um médico para ajudar o paciente cardíaco a se recuperar de seus problemas - fosse amplamente utilizado pelos atletas em todos os esportes.

TECNOLOGIA WEARABLE NO ESPORTE

Antigamente as pessoas tinham que confiar na transmissão de tv ou rádio para saber o desempenho durante o jogo e costumavam tomar suas próprias decisões sobre os resultados do certame. Era puramente baseado em algumas suposições ao longo de todo o jogo, mas hoje em dia as pessoas estão tomando suas decisões sobre o destino do jogo, dependendo das decisões calculadas em seus apps favoritos, com as estatísticas sendo transmitidas a eles durante a transmissão. Isso foi possível devido à aplicabilidade da tecnologia "wearable" fortemente nos esportes profissionais. Por exemplo, o futebol é o jogo no qual grande parte da tecnologia foi aplicada para melhorar as atividades dos jogadores, bem como dos espectadores, que também fazem parte dele. Os jogadores estão usando muito dessa tecnologia wearable, mas a International Football Association Board (IFAB) está desencorajando o uso no futuro (2).

É relatado que times de futebol como Barcelona, Manchester United, Arsenal e os times de rugby Ulster e a Seleção Nacional da Inglaterra usaram um dispositivo conhecido como Viper Pod, prescrito pela Tech Company Stat Sports para os jogos e esportes. Este acessório com peso de 50g é geralmente montado em um colete e contém um módulo de GPS acelerômetro, giroscópio, bússola digital e monitor de freqüência cardíaca. Essas métricas são utilizadas para observar em tempo real o desempenho dos jogadores a serem anotados por seus treinadores. Um desses dispositivos, o Catapult OptimEyeG65, é usado para rastrear o movimento e a velocidade do goleiro durante um jogo e também para outras estatísticas. A Catapult e a Stats LLC estão fornecendo dados de desempenho simplificados para clubes e seus atletas na NBA e no College Basketball nos EUA com a ajuda dessas tecnologias vestíveis.

A organização de futebol americano NFL anunciou que seria capaz de rastrear o desempenho dos jogadores e, em seguida, transmitir estatísticas para telas de TV para que espectadores e torcedores pudessem rastrear jogadores individuais com a ajuda de tecnologia desenvolvida para aprimorar a experiência dos fãs. É verdade que a tecnologia "wearable", baseada principalmente no desempenho, está sendo usada para ajudar a mitigar o risco de lesões. Check Light, uma tecnologia inovadora da Reebok em conjunto com a empresa de tecnologia MC10, foi lançada para medir a força de impacto que é colocada nos jogadores. Outra equipe sediada em Londres está usando o X Patch criado pela empresa X2, com sede em Seattle, um dispositivo de biossistema capaz de registrar a força e o ângulo dos impactos feitos na cabeça do jogador durante a partida ou período de treinamento.

Para permitir um desempenho aprimorado e a capacidade de mitigar o risco, muitas equipes da Aviva Premiership estão usando o Catapult OptimumEyeS5. Ele mede frequência cardíaca, velocidade, distância percorrida, aceleração e força de impacto para analisar a habilidade dos jogadores no desempenho. Outra camisa de compressão E9 do dispositivo tecnológico da Zephyr é usada para parâmetros como atividade cardíaca, capacidade de limiar anaeróbico e temperatura da pele dos usuários e pode evitar que os jogadores corram riscos tanto no jogo quanto no tempo de treinamento. O Tom Tom Fitness Tracker pode ler a composição corporal da pessoa. Ele funciona com base em impulsos elétricos quando enviados através do corpo pode medir o músculo e a gordura no corpo. O Tough Madder da Garmin é outro dispositivo de tecnologia normalmente usado pelos jogadores com o melhor relógio de treinamento para aqueles que estão se preparando para o "evento mais difícil do mundo". É verdade que a tecnologia "wearable" é um recurso relativamente novo nos esportes e provavelmente um recurso elitista em muitos jogos e esportes.

MELHORA DE DESEMPENHO COM A TECNOLOGIA WEARABLE

Jogos e esportes baseados em tecnologia tornaram-se um componente crítico da indústria esportiva. Existe um grande vínculo entre a tecnologia e os esportes associados. Em 2017, na Consumer Technology Association’s, 14 grandes tecnologias esportivas foram anunciadas pela Sport Tech. Produtos marcantes lançados incluiram STRIVER para treinamento de VR usando imagens de futebol 3D e Under Armour Athlete Recovery Sleepwear para alavancar a tecnologia TB12 de Tom Brady produzida para cura por energia infravermelha. Um tremendo impacto através do dispositivo de micro fluido "wearable" na forma de eletrônicos epidérmicos de John Rogers foi preparado para capturar, armazenar e detectar o suor durante as atividades dos jogadores. Com o objetivo de prevenir lesões e otimizar o desempenho através da captura de dados de níveis de fadiga, assimetria no corpo, recuperação e hidratação têm um enorme potencial no desempenho. O objetivo é fornecer essas métricas para atletas através da integração de sensores biométricos que devem ser as ferramentas essenciais em um futuro próximo em jogos e esportes (4).

De acordo com informações recebidas de pesquisa (3), entende-se que a análise dos dados transmitidos para a nuvem a partir de sensores cada vez mais sofisticados está ajudando as equipes a manterem seu jogador no auge da aptidão física. Os sensores conectados ao dispositivo Catapult Sports Optimum Eye S5 podem coletar 800-900 pontos de dados por segundo relacionados à aceleração, direção, posição dos jogadores e, crucialmente, ao impacto das colisões dos jogadores. De acordo com as observações feitas pelo ex-gerente da Rugby Football Union de Scott Drawer e atualmente com o Team Sky da Cycling, os dados coletados são usados de uma maneira muito mais inteligente para descansar, substituir e recuperar jogadores. O relatório do Rival Club Southampton EC é que quando o GPS foi usado pelos jogadores, notou-se menos e lesões leves e médias ocorridas desde a introdução da tecnologia acima. Outro relatório diz que as unidades de GPS são colocadas entre as omoplatas dos jogadores para medir a velocidade e a distância percorrida durante o treino e também o jogo.

A tecnologia "wearable" ajuda a monitorar a carga diariamente para garantir que os jogadores não estejam apenas livres de lesões, mas também para mantê-los em condições máximas para os torneios. A tecnologia de coleta de dados GPS da Stat Sports é usada durante as sessões de treinamento em campo pelos jogadores de futebol. Além disso, os jogadores também podem usar monitores de frequência cardíaca Polar durante sessões de treinamento de condicionamento e treinamento com pesos em circuito. A tecnologia "wearable" ajuda a combinar sues dados com outros dados, como análise tática de jogos anteriores e estilos de jogo dos oponentes. Os dados coletados às vezes facilitam o gerenciamento dos jogadores em treinamento durante o período de treinamento.

ESPORTES DE COMPETIÇÃO E TECIDOS DE ALTA TECNOLOGIA

Têxteis de alta tecnologia incluem roupas de compressão, tecidos inteligentes e tecnologias "wearable", e outros materiais que podem adaptar os fatores ambientais. Nos últimos anos, muita pesquisa foi realizada nesta área e muitas ideias inovadoras com soluções surgiram no mercado. No estudo realizado pelos autores (7), durante o levantamento de fontes prospectivas, cerca de 3,47 mil fontes foram envolvidas na coleta e foram analisadas apenas informações relevantes relacionadas aos esportes de competição. O estudo foi realizado em malhas de compressão por meio de entrevistas, consulta online e pesquisa bibliográfica. Na fase de entrevista, os depoimentos dos diferentes produtores de roupas de compressão foram consistentes quanto aos efeitos positivos nos parâmetros biomecânicos e fisiológicos. Na consulta on-line foram 34 atletas, 16 treinadores e 10 membros da equipe médica. Na seção de pesquisa de literatura, vários estudos foram realizados para comprovar a eficácia das roupas de compressão. No período do estudo, as roupas de compressão foram utilizadas pelos atletas durante os treinos e em alguns casos tanto durante o treino quanto na atividade (13,15). De acordo com o relato de um autor (15), observou-se um efeito positivo no aumento de força, no tempo médio de sprint e na altura do salto. Outra observação confirmou que o uso de roupas de compressão leva à redução da dor muscular pelas pessoas testadas (12).

Estudos na literatura sobre têxteis inteligentes revelam que o efeito fisiológico dos têxteis funcionais é apoiar os atletas em sua termorregulação e proteger contra o frio e o vento como o uso de Phase Changing Materials (PCM). O estudo com luvas de goleiro contendo PCM resultou na temperatura da mão do goleiro mais quente em relação à luva comum (11). O impacto dos têxteis inteligentes no design de trajes de natação no gasto de energia e na cinemática da natação foi realizado (10).

A tecnologia "wearable" está relacionada aos tecidos em que os sensores e a rede são integrados diretamente aos têxteis. Existem várias investigações em que a tecnologia "wearable" foi aplicada para medir parâmetros vitais relacionados ao movimento do corpo durante várias atividades. Um traje de movimento de corpo inteiro foi desenvolvido por Mazzoldi et al (8). O uso da tecnologia "wearable" no campo esportivo é comparado com os setores da saúde. De acordo com a visão do autor (9), além de monitorar parâmetros vitais e biofeedback, a análise do movimento é de grande interesse. Existem exemplos de várias investigações realizadas para detectar movimento durante o impacto e liberação do corpo humano com medidores de tensão e sensores de pressão (14). Electronic Body Protector é um produto promissor que é usado no Taekwondo.

De acordo com o relatório do estudo, recomenda-se que mais investigações sejam realizadas para comprovar a eficácia das roupas de compressão. Além disso, é necessário descobrir em que momento antes, durante e após o treinamento a malha de compressão deve ser usada. Não apenas testes de laboratório, mas também testes em nível de campo devem ser realizados para têxteis inteligentes em parâmetros de melhoria de desempenho. A tecnologia "wearable" adequada já existente nas áreas médicas deve ser transferida para a arena esportiva para aplicações apropriadas.

DESENHO DE TÊXTEIS INTELIGENTES E TECNOLOGIA WEARABLE COMO SPORTSWEAR

A aplicação de têxteis foi enriquecida pelo uso de tecidos inteligentes com vários produtos tecnológicos em diferentes áreas de esportes e áreas médicas. Isso tem sido possível quando eles interagem combinando materiais inteligentes e poder de computação integrado em suas aplicações. Têxteis inteligentes, juntamente com a tecnologia de computação, causaram mudanças devastadoras na área, de comportamento passivo para dinâmico (17).

O sistema de roupas inteligentes é uma base muito simples para detectar o corpo humano e o ambiente com a ajuda de alguns sensores especiais. Principalmente sensores e eletrônicos inteligentes são usados ??nele. A tecnologia por trás do dispositivo pode detectar, comunicar, navegar e acionar outros dispositivos. A tecnologia "wearable" e roupas inteligentes abrangem uma ampla gama de aplicações (20). Isso inclui áreas como nível de estresse, padrões de sono, frequência cardíaca em pesquisas médicas e para fins inteligentes, como nível de condicionamento físico, otimização de desempenho etc. De acordo com Manfred Clynes e Nathan Kline (22), a pele humana é uma fronteira artificial e o mundo entra nela ou vagueia fora dela, o tráfego é de mão dupla e constante. O desenvolvimento de três áreas mais importantes de têxteis inteligentes abrange materiais condutores, eletrônicos em miniatura e tecnologias "wearable" (21).

No sistema integrado, o corpo humano é considerado a mídia ou a integração e a máquina equipada com a tecnologia e influenciada pela tecnologia sem perder sua essência tecnológica. Em última análise, o produto combinado ajuda o corpo humano a aumentar sua capacidade de sentir (23). A objetividade deste projeto foi descrever o tema dos dispositivos "wearable" e têxteis inteligentes. Os principais aspectos foram em duas questões para os alunos projetarem tais produtos.

Os alunos envolvidos na realização do projeto foram orientados a gerar um conceito inovador para aplicação esportiva do novo dispositivo combinando os têxteis inteligentes e a tecnologia "wearable". Foi solicitado aos alunos envolvidos no projeto que utilizassem uma ferramenta, ou seja, a reelaboração de dois estudos desenvolvidos em abordagens interdisciplinares, como desenvolver a tecnologia "wearable" e as linhas de linger utilizadas na cirurgia. Os três projetos, ou seja, um moletom brilhante para pequenos patinadores no gelo, um kit de segurança de rastreamento e um par de luvas de iluminação para spinners foram atribuídos aos alunos (19). Os projetos acima foram realizados com a compreensão do tema em referência às tecnologias "wearable" e têxteis inteligentes considerando o nível de conscientização da disponibilidade das tecnologias e sua exploração de forma adequada no design de moda para uma melhor oportunidade de mercado dos produtos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A beleza dos têxteis inteligentes reside nas áreas de finalidade estética e de melhoria de desempenho. As indústrias de saúde e beleza também estão tirando benefícios disso. Devido a certas razões específicas, os dispositivos "wearable" tornaram-se um presente favorável para seus funcionários. A tecnologia "wearable" tornou-se uma área distinta em todos os níveis de esportes. Os sensores biométricos têm o potencial de prevenir lesões e a capacidade de otimizar o desempenho dos jogadores. Os dados de GPS são muito úteis para fins de programas de treinamento individualizados para avaliação do nível de desempenho. A análise do nível de conforto dos jogadores durante as atividades deve ser avaliada considerando a influência dos tecidos inteligentes no desempenho. Uma análise profunda do usuário atrai o pensamento do designer para compreender as questões fisiológicas humanas juntamente com os fatores funcionais para lançar uma luz sobre o comportamento de conforto na vida cotidiana.

REFERENCES

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(23) Fiorani E, Ebitare it corpn: La Moda; Lupetti, 2003.

FOOTNOTES


(a)Image by Freepik
(b)Artigo adaptado para republicação, conforme normas de submissão do periódico. Versão original em: https://zenodo.org/record/2628132#.YyCg0D3MK1u LICENÇA: https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalc


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