NADAR! ADS



Treinamento Físico Especial para Terapia Ocupacional e Prevenção a Lesões Esportivas Comuns

Anatomia do joelho


Autores

  • Tao Lei College of Physical Education Science, Hengyang Normal University
  • Yi Huang College of Physical Education Science, Hengyang Normal University
  • Zhijuan Zhou School of Sports and Art, Hunan University of Medicine, Huaihua Hunan

Palavras-chave:

Terapia Ocupacional, Lesão Esportiva, Reabilitação, Medicina Tradicional Chinesa, Hidroterapia

Resumo

Este artigo fornece um estudo aprofundado sobre treinamento físico especial e terapia ocupacional para prevenção a lesões esportivas comuns. A questão das lesões esportivas e reabilitação sempre foi um tema quente no treinamento especial. Com o desenvolvimento contínuo dos esportes, o aumento da intensidade das competições e as exigências técnicas mais rigorosas, o aumento da dificuldade e da intensidade do treinamento levou ao aumento da frequência de lesões esportivas; assim sendo, prevenir lesões em treinamento físico especial reabilitar e recuperar os atletas após a lesão é particularmente importante. Uma vez que as lesões musculoesqueléticas mais comuns ocorrem no quadrante inferior, este trabalho propõe um modelo de teste funcional dos membros inferiores (lower extremity functional test - LEFT) como forma de identificar o risco de lesão e orientar a implementação de programas de treinamento para prevenir lesões esportivas. Neste trabalho, uma lesão no joelho (Figura 1) é usada como exemplo, e um programa de terapia ocupacional de fisioterapia utilizando medicina chinesa tradicional (MCT) + reabilitação aquática é adotado para as lesões esportivas já ocorridas. Por meio de entrevistas e exames clínicos de atletas, treinadores e equipe médica, este artigo resume os locais, tipos, características e probabilidade de ocorrência de lesões esportivas comuns em treinamento físico especial. Os experimentos foram realizados através da reabilitação clínica de lesões esportivas comuns com a adição de massagem manual da MCT. Uma série de efeitos dessa modalidade na reabilitação de lesões esportivas foi examinada por meio do monitoramento de índices fisiológicos e bioquímicos e por análise comparativa antes e após testar os índices de função física usando o sistema Omega Wave. As lesões esportivas são diversas. A fisioterapia da medicina tradicional chinesa + terapia de reabilitação com água é um método de fisioterapia eficaz. De acordo com as teorias relevantes do tratamento da medicina tradicional chinesa, o diagnóstico e o tratamento através de meridianos e pontos de acupuntura relacionados têm efeitos curativos significativos. A medicina tradicional chinesa, massagem e acupuntura têm papéis insubstituíveis na reabilitação e tratamento de lesões esportivas e podem efetivamente melhorar e curar lesões esportivas.

Referências

(1) Edgelow MM, MacPherson MM, Arnaly F, Tam-Seto L, Cramm HA. Occupational therapy and posttraumatic stress disorder: a scoping review. Canadian Journal of Occupational Therapy. 2019;86(2):148–157. DOI 10.1177/0008417419831438.

(2) Kalb R, Brown TR, Coote S, et al. Exercise and lifestyle physical activity recommendations for people with multiple sclerosis throughout the disease course. Multiple Sclerosis Journal . 2020;26(12):1459–1469. DOI 10.1177/1352458520915629.

(3) Schneider KJ, Emery CA, Black A, et al. Adapting the dynamic, recursive model of sport injury to concussion: an individualized approach to concussion prevention, detection, assessment, and treatment. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy . 2019;49(11):799–810. DOI 10.2519/jospt.2019.8926.

(4) Cahill SM, Beisbier S. Occupational therapy practice guidelines for children and youth ages 5–21 years. The American Journal of Occupational Therapy . 2020;74(4):p. 7404397010p1-7404397010p48. DOI 10.5014/ajot.2020.744001.

(5) Buckthorpe M, Della Villa F, Della Villa S, Roi GS. On-field rehabilitation part 1: 4 pillars of high-quality on-field rehabilitation are restoring movement quality, physical conditioning, restoring sport-specific skills, and progressively developing chronic training load. Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy . 2019;49(8):565–569. DOI 10.2519/jospt.2019.8954.

(6) Lauersen JB, Bertelsen DM, Andersen LB. The effectiveness of exercise interventions to prevent sports injuries: a systematic review and meta-analysis of randomised controlled trials. British Journal of Sports Medicine . 2014;48(11):871–877. DOI 10.1136/bjsports-2013-092538.

(7) Malikova AN, Doroshenko EY, Symonik AV, Tsarenko EV, Veritov AI. The ways of improvement special physical training of high-qualified women volleyball players in competitive period of annual macrocycle. Physical Education of Students . 2018;22(1):38–44. DOI 10.15561/20755279.2018.0106.

(8) Deyneko A, Krasova I. Improvement of special physical preparation of athletes 9–10 years old engaged in rhythmic gymnastics. Slobozhanskyi Herald of Science and Sport . 2018;64(2):27–30. DOI 10.15391/snsv.2018-2.005.

(9) Lin CY, Casey E, Herman DC, Katz N, Tenforde AS. Sex differences in common sports injuries. PM&R . 2018;10(10):1073–1082. DOI 10.1016/j.pmrj.2018.03.008.

(10) Hung KNG., Fong K NK. Effects of telerehabilitation in occupational therapy practice: a systematic review. Hong Kong Journal of Occupational Therapy . 2019;32(1):3–21. DOI 10.1177/1569186119849119.

(11) Bezhentseva LM. Special physical training method for beginner group artistic gymnastics. Theory and Practice of Physical Culture . 2019;10:27–27.

(12) Pasko VV. Perfection of educational-training process on the basis of account of parameters special physical preparedness of rugby-players. Physical Education of Students . 2014;3:49–56.

(13) Bartnovskay LA, Kudryavtsev MD, Kravchenko VM, Iermakov SS, Osipov AY, Kramida IE. Health related applied technology of special health group girl students’ physical training. Physical Education of Students . 2017;21(1):4–9. DOI 10.15561/20755279.2017.0101.

(14) Vickerman P. Training physical education teachers to include children with special educational needs: perspectives from physical education initial teacher training providers. European Physical Education Review . 2007;13(3):385–402. DOI 10.1177/1356336X07083706.

(15) Abou EM. Common sports injuries. International Journal of Physical Education, Sports and Health . 2016;3(5):142–148.

(16) Mitchell PD, Pecheva M, Modi N. Acute musculoskeletal sports injuries in school age children in Britain. Injury . 2021;52(8):2251–2256. DOI 10.1016/j.injury.2021.03.043.

(17) Novak I, Honan I. Effectiveness of paediatric occupational therapy for children with disabilities: a systematic review. Australian Occupational Therapy Journal . 2019;66(3):258–273. DOI 10.1111/1440-1630.12573.

(18) Hammell KW. Building globally relevant occupational therapy from the strength of our diversity. World Federation of Occupational Therapists Bulletin . 2019;75(1):13–26. DOI 10.1080/14473828.2018.1529480.

(19) Dorsey J, Bradshaw M. Effectiveness of occupational therapy interventions for lower-extremity musculoskeletal disorders: a systematic review. The American Journal of Occupational Therapy . 2017;71(1) DOI 10.5014/ajot.2017.023028.

(20) Rudman DLL. Occupational therapy and occupational science: building critical and transformative alliances. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional . 2018;26(1):241–249. DOI 10.4322/2526-8910.ctoEN1246.

Publicado

2022-11-19

Como Citar

1.
Lei T, Huang Y, Zhou Z. Treinamento Físico Especial para Terapia Ocupacional e Prevenção a Lesões Esportivas Comuns . Nadar! Swim Mag [Internet]. 19º de novembro de 2022 [citado 9º de outubro de 2024];2(165). Disponível em: https://revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/41

ARK

NADAR! ADS