Respiração do crawl faz com que o nadador realize repetições sucessivas para um único lado, o que pode ser responsável pelo surgimento de desvios escolióticos

Análise das implicações da respiração unilateral no nado crawl sobre a coluna vertebral

Autores

  • Gerhard Waack Braga Ministério do Exército, MEX, Brasil

Palavras-chave:

Nado Crawl, Respiração Unilateral, Respiração Bilateral, Coluna Vertebral, Escoliose

Resumo

A natação é mundialmente reconhecida como um esporte terapêutico, principalmente como um instrumento de primeira ordem para auxiliar na correção das deformações, entre outras da coluna vertebral.

Todavia, Palmer ressalta que 'o nado crawl, entre os quatro nados, é o único que não é totalmente simétrico, tendo como livre opção do nadador a escolha da respiração para realizá-lo', sendo na maioria das vezes escolhida a respiração unilateral. Porém essa respiração faz com que o nadador realize repetições sucessivas para um único lado, o que pode ser responsável pelo surgimento de desvios escolióticos devido ao desenvolvimento desigual da musculatura torácica.

Biografia do Autor

Gerhard Waack Braga , Ministério do Exército, MEX, Brasil

Graduado em Licenciatura Plena em Educação Física pela UNITAU em (1994). Mestre em Ciência, área de Engenharia Biomédica do Programa de Engenharia Mecânica, área de Projetos, linha de Engenharia Semiológica pela UNESP-FEG (2012)

Referências

(1) Palmer MLA. Ciência do Ensino da natação. São Paulo: Manole; 1990.

(2) Knoplich J. Enfermidades da coluna vertebral. São Paulo: Panamed Editorial; 1996. 460 p.

Publicado

2023-03-01

Como Citar

1.
Braga GW. Análise das implicações da respiração unilateral no nado crawl sobre a coluna vertebral. Nadar! Swim Mag [Internet]. 1º de março de 2023 [citado 4º de dezembro de 2023];3(166). Disponível em: https://revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/47

ARK