NADAR! ADS
Percepção de pais e professores do aluno autista com a metodologia Natação + Segura
Downloads
Palavras-chave:
autista,, natação, aquacidade., Metodologia De Natação, AutismoResumo
Objetivo do estudo: acompanhar a experiência vivida pelo aluno autista, seus pais e professores na natação + segura.
Metodologia/abordagem: pesquisa transversal, quali-quantitativa, com aluno autista.
Originalidade/Relevância: primeiro estudo a utilizar com autistas os testes de aquacidade e de Nível de Conhecimento Preventivo de Afogamento (NCPA). A piscina é um local prazeroso para crianças com autismo, no entanto, este é um público que corre maior risco de afogamento pela diminuição da consciência de perigo e atração pela água.
Principais resultados: o nível de aquacidade do autista passou de 4 (fraco) para 10 (excelente); a percepção dos professores foi que o aluno passou a verbalizar mais durante a aula, a ponto de reivindicar o seu momento de iniciar as tarefas, chamar o professor quando queria saber o que era para ser feito e pedir para não ter auxílio dos professores. Ademais, o aluno autista melhorou sua concentração, atenção sustentada durante a aula, tempo de escuta, o comportamento de perambulação, passou a atender às orientações dadas pelos professores, a realizar as atividades com entusiasmo e sobretudo a autonomia em meio líquido e na consciência do aluno sobre o risco de afogamento. Os pais notaram que o filho ficava feliz ao saber que naquele dia teria aula de natação.
Contribuições teóricas/metodológicas: pode-se concluir que conteúdos procedimentais associados a conteúdos atitudinais e conceituais foram eficientes para melhorar, além da aquacidade, o NCPA e assim como a comunicação e interação social do aluno pesquisado.
Referências
(1) 1.Vodakova E, Chatziioannou D, Jesina O, Kudlacek M. The Effect of Halliwick Method on Aquatic Skills of Children with Autism Spectrum Disorder. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2022 Dec 5;19(23):16250.
(2) 1.Casey A, Blok J, Vaughan K, O’Dwyer W. Parental Perceptions of Water Safety among Children with Autism Spectrum Disorders. International Journal of Aquatic Research and Education. 2020 May;12(4).
(3) Alqahtani A, Alsubai S, Sha M, Peter V, Almadhor AS, Abbas S. Falling and Drowning Detection Framework Using Smartphone Sensors. Bhardwaj A, editor. Computational Intelligence and Neuroscience [Internet]. 2022 Aug 12 [cited 2023 Feb 7];2022:1–12. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9391136/
(4) Vasconcellos MB de, Nascimento J dos A do. Pathophysiological factors, benefits and recommendations in swimming for asthmatics. International Seven Journal of Health Research [Internet]. 2023 Jul 24 [cited 2023 Nov 5];2(4):571–92. Available from: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/ISJHR/article/view/2121
(5) Santibañez-Gutierrez A, Fernández-Landa J, Calleja-González J, Todorović N, Ranisavljev M, Štajer V, et al. Epidemiology of children's swimming competence and water safety. Front Public Health. 2022 Jul 22;10:961342. https://doi.org:10.3389/fpubh.2022.961342
(6) Carter BC, Koch L. Swimming Lessons for Children With Autism: Parent and Teacher Experiences. OTJR: Occupation, Participation and Health. 2022 Dec 21;153944922211430.
(7) Johnson NL, Bekhet AK, Karenke T, Garnier-Villarreal M. Swim Program Pilot for Children with Autism: Impact on Behaviors and Health. Western Journal of Nursing Research. 2020 Aug 14;019394592094886.
(8) WHO. (2017). Preventing drowning: an implementation guide. Geneva: World Health Organization.
(9) Vasconcellos MB. Atividades aquáticas - Natação + Segura. Revista Empresário Fitness & Health. 2020 Apr 01; 1-2
(10) Vasconcellos MB. Teste de Conhecimento Preventivo de Afogamento. Revista Empresário Fitness & Health. 2022 Ago 16;1-6.
(11) Vasconcellos M, Szpilman D, Queiroga A, Mello D. Swim + safe: test for diagnostic evaluation and monitoring of water skills of beginner students. Vancouver; 2017.
(12) Vasconcellos MB, Macedo FC, Silva CC, Blant GO, Sobral IMS, Viana LCA. Segurança aquática se aprende na escola: Acompanhamento do nível de Conhecimento Preventivo de Afogamento dos escolares do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira de Medicina de excelência. 2023 Jan;1(2):30-55.
(13) Vasconcellos MB. Teste de aquacidade para natação monitorada. Revista Saúde Física & Mental. 2019 Oct 8;7(1):01–6.
(14) Tina van Duijn, Cocker K, Seifert L, Button C. Assessment of water safety competencies: Benefits and caveats of testing in open water. 2022 Sep 28;13.
(15) Vasconcellos MB. Anamnese para natação e hidroginástica. Revista Empresário Fitness & Health. 2023 Sep 11;1–8.
(16) Vasconcellos MB. Liberação médica para praticar atividades aquáticas. Revista Empresário Fitness & Health, Minas Gerais. 2023 Feb 17;1-8
(17) Barros M, Pietro Rodrigues Corrêa, Blant GO, Alves C, Michel CC, Caloiero S, et al. Longitudinal study of the Drowning Prevention Knowledge Level of schoolchildren in Rio de Janeiro, Brazil. International Seven Journal of Health Research. 2024 May 16;3(2):761–83.
(18) Vasconcellos MB. 4 Passos para o primeiro dia na natação. Revista Empresário Fitness & Health, Minas Gerais. 2021 Jul 14;1-8.
(19) Morgado LDS, K. De Martelaer, E. D'Hondt, Barnett LM, Costa AM, Howells K, et al. Pictorial scale of perceived water competence (PSPWC) testing manual. 2020 Jan 1;
(20) Buwalda M, Querido AL, van Hulst RA. Children and diving, a guideline. Diving and Hyperbaric Medicine Journal. 2020 Dec 20;50(4):399–404.
(21) Vasconcellos MB de, Nascimento J dos A do. Pathophysiological factors, benefits and recommendations in swimming for asthmatics. International Seven Journal of Health Research [Internet]. 2023 Jul 24;2(4):571–92. Available from: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/ISJHR/article/view/2121
(22) Vasconcellos MB. Conceitos de segurança aquática podem salvar vidas. Revista Empresário Fitness & Health., Juiz de Fora. 2023 Dez 11;1-10.
(23) Vasconcellos MB. Mergulho na piscina: pense antes. Revista Empresário Fitness & Health, Minas Gerais. 2022 Jun 17;1-8.
(24) Vasconcellos MB. Aula de natação que ensina a fornecer flutuação. Revista Empresário Fitness & Health, Minas Gerais. 2024 Jun 17;1-5.
(25) Vasconcellos MB. Iniciação segura de Polo Aquático nas aulas de natação. Revista Empresário Fitness & Health, Minas Gerais. 2022 Nov 16;1-7.
(26) Vasconcellos MB. Por que algumas pessoas flutuam e outras não. Revista Empresário Fitness & Health, Minas Gerais. 2023 Jun 17;1-5.
(27) Quan L, Ramos WD, Harvey C, Kublick L, Langendorfer SJ, Lees TA, et al. Toward Defining Water Competency: An American Red Cross Definition. International journal of aquatic research and education. 2015 Feb 1;9(1):12–23.
(28) Davey M, Callinan S, Nertney L. Identifying Risk Factors Associated with Fatal Drowning Accidents in the Paediatric Population: A Review of International Evidence. Cureus. 2019 Nov 19;11(11).
(29) Vasconcelllos MB, Correa F, Cardoso C, Blant GO, Maria, Alves C. . Segurança aquática: teste de conhecimento preventivo de afogamento usado nas aulas de natação para prevenir o afogamento. Brazilian Journal of Health Review, 2023 Jul 14;194–215.
_________________________________________
Imagem ilustrativa. Fonte: Francisco Paiva Junior, Public domain, via Wikimedia Commons
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Barros de Vasconcellos, Lívia Cristina Alves Viana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.