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Percepção de pais e professores do aluno autista com a metodologia Natação + Segura



Autores

  • Marcelo Barros de Vasconcellos UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Lívia Cristina Alves Viana UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil https://orcid.org/0009-0002-9813-3911

Palavras-chave:

autista,, natação, aquacidade., Metodologia De Natação, Autismo

Resumo

Objetivo do estudo: acompanhar a experiência vivida pelo aluno autista, seus pais e professores na natação + segura.

Metodologia/abordagem: pesquisa transversal, quali-quantitativa, com aluno autista.

Originalidade/Relevância: primeiro estudo a utilizar com autistas os testes de aquacidade e de Nível de Conhecimento Preventivo de Afogamento (NCPA). A piscina é um local prazeroso para crianças com autismo, no entanto, este é um público que corre maior risco de afogamento pela diminuição da consciência de perigo e atração pela água.

Principais resultados: o nível de aquacidade do autista passou de 4 (fraco) para 10 (excelente); a percepção dos professores foi que o aluno passou a verbalizar mais durante a aula, a ponto de reivindicar o seu momento de iniciar as tarefas, chamar o professor quando queria saber o que era para ser feito e pedir para não ter auxílio dos professores. Ademais, o aluno autista melhorou sua concentração, atenção sustentada durante a aula, tempo de escuta, o comportamento de perambulação, passou a atender às orientações dadas pelos professores, a realizar as atividades com entusiasmo e sobretudo a autonomia em meio líquido e na consciência do aluno sobre o risco de afogamento. Os pais notaram que o filho ficava feliz ao saber que naquele dia teria aula de natação.

Contribuições teóricas/metodológicas: pode-se concluir que conteúdos procedimentais associados a conteúdos atitudinais e conceituais foram eficientes para melhorar, além da aquacidade, o NCPA e assim como a comunicação e interação social do aluno pesquisado.

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Imagem ilustrativa. Fonte: Francisco Paiva Junior, Public domain, via Wikimedia Commons

Publicado

2024-11-12

Como Citar

1.
de Vasconcellos MB, Viana LCA. Percepção de pais e professores do aluno autista com a metodologia Natação + Segura. Nadar! Swim Mag [Internet]. 12º de novembro de 2024 [citado 30º de dezembro de 2024];4(167):e167-97. Disponível em: https://revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/97

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