NADAR! ADS
A filosofia construtivista no ensino da natação
Proposta metodológica
Downloads
Palavras-chave:
Natação, Aprendizagem, Construtivismo, Metodologia, Natação InfantilResumo
Considerando que o ensino da natação tem por objetivo, na maioria das vezes, a aprendizagem dos quatro nados para um possível encaminhamento para a natação competitiva,consideramos que o aprendiz em geral não é capaz de “ livrar-se” de prováveis situações negativas dentro d' água. A perda da sensação de apoio e a passagem da posição vertical à horizontal, faz com que as sensações se tornem novas e muitas vezes adversas, além disso, nas piscinas por um problema de manutenção e filtragem torna-se obrigatório o uso de touca o que evita o problema dos cabelos atrapalhando no rosto e escorrendo permanentemente água, situação esta que pode ocorrer com o nosso iniciante fora da aula, tornando-o incapaz de solucionar problemas, além disso acidentes podem ocorrer de roupa, de sapato e de “n” outras formas que não são previstas numa aprendizagem formal de natação. O presente estudo pretende propor uma metodologia de aprendizagem que englobe uma capacitação para as diversas possibilidades que a água oferece.
Referências
Gesell A. El Adolecente de 10 a 16 anos. Buenos Aires: Paidos; 1960.
Catteau R, Garoff G. O Ensino da Natação. São Paulo: Manole; 1990.
Santiago LV. Natação Master: Resistindo à velhice. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 1994;(15):277.
Gesell A. El niño de 1 a 5 años. Buenos Aires: Paidos; 1978.
Machado DC. Metodologia da Natação- Nível I. São Paulo: Esporte e Educação Ltda; 1974.
Rizzo G. Educação Pré- Escolar. São Paulo: Francisco Alves; 1989.
Palmer ML. A ciência do Ensino da Natação. São Paulo: Manole; 1994.
______________________________________
Article adapted for digital publication, according to the journal's submission standards. Original printed version in: Azevedo H, Miguens L. A nova metodologia de aprendizagem em natação. Nadar Rev Bras Esp Aquat 1994; 75:14-16.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
ARK
Licença
Copyright (c) 2024 Helena Alves D' Azevedo, Lizette Dias de Castro Miguens
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.