NADAR! ADS



A filosofia construtivista no ensino da natação

Proposta metodológica

A filosofia construtivista no ensino da natação: Proposta metodológica

Downloads



Autores

  • Helena Alves D' Azevedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Lizette Dias de Castro Miguens Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Natação, Aprendizagem, Construtivismo, Metodologia, Natação Infantil

Resumo

Considerando que o ensino da natação tem por objetivo, na maioria das vezes, a aprendizagem dos quatro nados para um possível encaminhamento para a natação competitiva,consideramos que o aprendiz em geral não é capaz de “ livrar-se” de prováveis situações negativas dentro d' água. A perda da sensação de apoio e a passagem da posição vertical à horizontal, faz com que as sensações se tornem novas e muitas vezes adversas, além disso, nas piscinas por um problema de manutenção e filtragem torna-se obrigatório o uso de touca o que evita o problema dos cabelos atrapalhando no rosto e escorrendo permanentemente água, situação esta que pode ocorrer com o nosso iniciante fora da aula, tornando-o incapaz de solucionar problemas, além disso acidentes podem ocorrer de roupa, de sapato e de “n” outras formas que não são previstas numa aprendizagem formal de natação. O presente estudo pretende propor uma metodologia de aprendizagem que englobe uma capacitação para as diversas possibilidades que a água oferece.

Biografia do Autor

Helena Alves D' Azevedo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1980), especialização em Psicomotricidade pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1981), especialização em Natação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982) e mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997). 

Referências

Gesell A. El Adolecente de 10 a 16 anos. Buenos Aires: Paidos; 1960.

Catteau R, Garoff G. O Ensino da Natação. São Paulo: Manole; 1990.

Santiago LV. Natação Master: Resistindo à velhice. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. 1994;(15):277.

Gesell A. El niño de 1 a 5 años. Buenos Aires: Paidos; 1978.

Machado DC. Metodologia da Natação- Nível I. São Paulo: Esporte e Educação Ltda; 1974.

Rizzo G. Educação Pré- Escolar. São Paulo: Francisco Alves; 1989.

Palmer ML. A ciência do Ensino da Natação. São Paulo: Manole; 1994.

______________________________________

Article adapted for digital publication, according to the journal's submission standards. Original printed version in: Azevedo H, Miguens L. A nova metodologia de aprendizagem em natação. Nadar Rev Bras Esp Aquat 1994; 75:14-16.

Publicado

2024-12-19

Como Citar

1.
D’ Azevedo HA, de Castro Miguens LD. A filosofia construtivista no ensino da natação: Proposta metodológica. Nadar! Swim Mag [Internet]. 19º de dezembro de 2024 [citado 21º de dezembro de 2024];4(167):e167-101. Disponível em: https://revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/101

ARK

NADAR! ADS