NADAR! ADS



Aplicação da metodologia Natação + Segura em adolescente com síndrome de Down

Aplicação da metodologia Natação + Segura em adolescente com síndrome de Down


Autores

  • Marcelo Barros de Vasconcellos UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil
  • Catharina Michel Cerboni Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Síndrome de Down, natação, aquacidade.

Resumo

O objetivo do estudo foi acompanhar semanalmente a experiência vivida por alunos, pais e professores de natação de adolescentes com Síndrome de Down (SD), envolvidos nas aulas de “Natação + Segura”.
Originalidade/Relevância: a natação tem sido indicada para crianças e adolescentes como um esporte que contribui para a saúde global do indivíduo, no entanto, poucos locais oferecem aula para pessoas com Síndrome de Down (SD). De fato, a natação é benéfica para pessoas com SD, mas existem riscos ao se utilizar o ambiente aquático se não houver orientação preventiva para evitar incidentes, tais como afogamentos e até a morte.
Metodologia/abordagem: pesquisa quali-quantitativa com o aluno SD, seus pais e professores pertencentes ao programa de “Natação + Segura” do CAp-UERJ. O instrumento utilizado foi a análise de conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais que foram registrados por recordatório diário após cada aula feito pelos professores que acompanhavam o aluno. Os professores anotavam os itens mais importantes referentes à participação do aluno SD na aula, assim como a percepção dele e de seus responsáveis que assistiam às aulas.
Principais resultados: mostraram que, após 12 semanas, o nível de conhecimento preventivo de afogamento obteve nota máxima (conteúdos conceituais e atitudinais). Já o nível de aquacidade, conteúdos procedimentais do teste, verificou-se que o aluno SD só melhorou nos itens 1 e 3 que são (fazer apneia) e (buscar objeto no fundo), mantendo-se no nível de aquacidade muito fraco, no entanto, houve melhoras: 1) na motivação para participar das aulas, 2) no convívio com os outros alunos, 3) na diminuição da tensão, espasmos musculares, 4) na feição de alegria ao interagir com a água, 5) no deslocamento sozinho pela piscina e sobretudo, 6) na consciência sobre o risco de afogamento em ambientes aquáticos. Ademais, a percepção do professor foi que o aluno soube utilizar de forma segura a piscina e também perdeu o medo de entrar na água “sozinho”. Por fim, o responsável ficou satisfeito com o trabalho realizado na “Natação + Segura”, evolução e acolhimento recebido pelo filho com SD oferecido pelos professores.
Contribuições teóricas/metodológicas: conteúdos atitudinais e conceituais foram eficientes para conscientizar o aluno SD sobre como se comportar no ambiente aquático a fim de desfrutar do espaço com segurança. Já os conteúdos procedimentais ajudaram o aluno na autonomia de entrar, sair e se deslocar, andando sozinho pela piscina. É possível que alunos com SD necessitem de mais aulas para melhorar o nível de aquacidade.

Biografia do Autor

Marcelo Barros de Vasconcellos, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Doutor pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) -
Mestre em Saúde Coletiva (UFF) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Catharina Michel Cerboni, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Bolsista da Natação + Segura com conteúdos: Atitudinal, procedimental e conceitual

Referências

(1) González-Ravé JM, Turner AP, Phillips SM. Adaptations to Swimming Training in Athletes with Down's Syndrome. Int J Environ Res Public Health. 2020 Dec 8;17(24):9175. ‌

(2) Querido A, Costa MJ, Dália Araújo, Sampaio AR, João Paulo Vilas-Boas, Rui Corredeira, et al. Swimmers with Down Syndrome Are Healthier and Physically Fit than Their Untrained Peers. Swimmers with Down Syndrome Are Healthier and Physically Fit than Their Untrained Peers. 2023 Feb 7;11(4):482–2. ‌

(3) Naczk A, Gajewska E, Naczk M. Effectiveness of Swimming Program in Adolescents with Down Syndrome. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2021 Jul 12;18(14):7441. ‌

(4) Salse-Batán J, Suárez-Iglesias D, Sanchez-Lastra MA, Ayán Pérez C. Aquatic exercise for people with intellectual disabilities: findings from a systematic review. International Journal of Developmental Disabilities. 2021 May 17;1–13. ‌

(5) Casey A, Blok J, Vaughan K, O’Dwyer W. Parental Perceptions of Water Safety among Children with Autism Spectrum Disorders. International Journal of Aquatic Research and Education. 2020 May;12(4). ‌

(6) Tina van Duijn, Cocker K, Seifert L, Button C. Assessment of water safety competencies: Benefits and caveats of testing in open water. 2022 Sep 28;13. ‌

(7) Alqahtani A, Alsubai S, Sha M, Peter V, Almadhor AS, Abbas S. Falling and Drowning Detection Framework Using Smartphone Sensors. Bhardwaj A, editor. Computational Intelligence and Neuroscience [Internet]. 2022 Aug 12;2022:1–12. Available from: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC9391136/

(8) World Health Organization. Preventing drowning : an implementation guide. Geneva: World Health Organization; 2017. ‌

(9) Barros M, Correa F, Cardoso C, Maria, Blant GO, Alves C, et al. Segurança aquática se aprende na escola: acompanhamento do nível de Conhecimento Preventivo de Afogamento dos escolares do Rio de Janeiro, Brasil. Revista Brasileira Medicina de Excelência [Internet]. 2023 [cited 2025 May 13];1(2):30–55. Available from: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/REVMEDBRA/article/view/2845

(10) Peden AE, Franklin RC. Learning to Swim: An Exploration of Negative Prior Aquatic Experiences Among Children. International Journal of Environmental Research and Public Health. 2020 May 19;17(10):3557. ‌

(11) Barros M. Natação + segura - Revista Empresário Fitness & Health [Internet]. Revista Empresário Fitness & Health. 2020. Available from: https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/natacao-segura/

(12) Mercado MC, Quan L, Bennett E, Gilchrist J, Levy BA, Robinson CL, et al. Can you really swim? Validation of self and parental reports of swim skill with an inwater swim test among children attending community pools in Washington State. Injury Prevention. 2016 Jan 12;22(4):253–60. ‌

(13) Barros M. Teste de Conhecimento Preventivo de Afogamento - Revista Empresário Fitness & Health [Internet]. Revista Empresário Fitness & Health. 2022 [cited 2025 May 13]. Available from: https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/teste-de-conhecimento-preventivo-de-afogamento/

(14) Szpilman D, Barros M, Queiroga AC, Mello D. Swim+safe: test for diagnostic evaluation and monitoring of water skills of beginner students. World Conference on Drowning Prevention - ILS [Internet]. 2017 Oct 18; Available from: https://www.researchgate.net/publication/321155470_Swimsafe_test_for_diagnostic_evaluation_and_monitoring_of_water_skills_of_beginner_students

(15) Vasconcellos MB. TESTE DE AQUACIDADE PARA NATAÇÃO MONITORADA. Revista Saúde Física & Mental- ISSN 2317-1790 [Internet]. 2019 [cited 2025 May 13];7(1):01–6. Available from: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/SFM/article/view/3730/2560

(16) Badruzaman B, Rusdiana A, Syahid. The Contribution of Submerge, Floating, and Gliding Ability on Swimming Distance Ability for First-Year College Students [Internet]. Proceedings of the 4th International Conference on Sport Science, Health, and Physical Education (ICSSHPE 2019). Atlantis Press; 2020 [cited 2025 May 13]. Available from: https://www.academia.edu/91567889/The_Contribution_of_Submerge_Floating_and_Gliding_Ability_on_Swimming_Distance_Ability_for_First_Year_College_Students

(17) Vasconcellos MB, Massaud MG. Qual o quantitativo adequado de alunos por turma para segurança na aula de natação? Reflexão de professores do Rio de Janeiro, Brasil / What is the adequate number of students per class for safety in swimming lessons? Reflection by teachers from Rio de Janeiro, Brazil - Articles - UW-Madison Libraries [Internet]. Wisc.edu. 2022 [cited 2025 May 13]. Available from: https://search.library.wisc.edu/article/cdi_crossref_primary_10_34117_bjdv8n2_002

(18) Barros M. Anamnese para natação e hidroginástica - Revista Empresário Fitness & Health [Internet]. Revista Empresário Fitness & Health. 2020 [cited 2025 May 13]. Available from: https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/anamnese-para-natacao-e-hidroginastica-e-como-presente/

(19) Barros M. Liberação médica do aluno para fazer atividades aquáticas - Revista Empresário Fitness & Health [Internet]. Revista Empresário Fitness & Health. 2023 [cited 2025 May 13]. Available from: https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/liberacao-medica-do-aluno-para-fazer-atividades-aquaticas/

(20) Barros M, Pietro Rodrigues Corrêa, Blant GO, Alves C, Michel CC, Caloiero S, et al. Longitudinal study of the Drowning Prevention Knowledge Level of schoolchildren in Rio de Janeiro, Brazil. International Seven Journal of Health Research. 2024 May 16;3(2):761–83. ‌

(21) Carter BC, Koch L. Swimming Lessons for Children With Autism: Parent and Teacher Experiences. OTJR: Occupation, Participation and Health. 2022 Dec 21;43(2):153944922211430. ‌

(22) Barros M. 4 passos para o primeiro dia de aula na natação - Revista Empresário Fitness & Health [Internet]. Revista Empresário Fitness & Health. 2021 [cited 2025 May 13]. Available from: https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/4-passos-para-o-primeiro-dia-de-aula-na-natacao/

(23) De Vasconcellos MB, De Macedo FC. Prevenção do afogamento com uso de conteúdos: Atitudinal, procedimental e conceitual. Latin American Journal of Development. 2021 Dec 8;3(6):3741–54. ‌

(24) Rejman M, Rudnik D, Stallman RK. Goggle-free swimming as autonomous water competence from the perspective of breath control on execution of a given distance. Scientific reports [Internet]. 2024 Spring;14(1):18820. Available from: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/39138358/

(25) Vasconcellos MB de, Nascimento J dos A do. Pathophysiological factors, benefits and recommendations in swimming for asthmatics. International Seven Journal of Health Research [Internet]. 2023 Jul 24;2(4):571–92. Available from: https://sevenpublicacoes.com.br/index.php/ISJHR/article/view/2121

(26) Willcox-Pidgeon SM, Franklin RC, Leggat PA, Devine S. Identifying a gap in drowning prevention: high-risk populations. Injury Prevention [Internet]. 2020 Jan 6;26(3):279–88. Available from: https://injuryprevention.bmj.com/content/26/3/279

(27) Barros M. Iniciação segura de polo aquático nas aulas de natação - Revista Empresário Fitness & Health [Internet]. Revista Empresário Fitness & Health. 2022 [cited 2025 May 13]. Available from: https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/iniciacao-segura-de-polo-aquatico-nas-aulas-de-natacao/

(28) de Vasconcellos MB, Viana LCA. Percepção de pais e professores do aluno autista com a metodologia Natação + Segura. Nadar! Swim Mag [Internet]. 12º de novembro de 2024 [citado 13º de maio de 2025];4(167):e167-97. Disponível em: https://revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/97

(29) Barros M. Stand-up nas aulas de natação - Revista Empresário Fitness & Health [Internet]. Revista Empresário Fitness & Health. 2024 [cited 2025 May 13]. Available from: https://empresariofitness.com.br/atividades-aquaticas/stand-up-nas-aulas-de-natacao/

(30) Marques-Aleixo I, Querido A, Figueiredo P, Vilas-Boas JP, Corredeira R, Daly D, et al. Intracyclic Velocity Variation and Arm Coordination Assessment in Swimmers With Down Syndrome. Adapted Physical Activity Quarterly. 2013 Jan;30(1):70–84. ‌

(31) Vasconcellos MB. QUAIS AS QUALIDADES DO PROFESSOR DE HIDROGINÁSTICA? Revista Saúde Física & Mental- ISSN 2317-1790 [Internet]. 2020 [cited 2025 May 13];8(1):37–48. Available from: https://revista.uniabeu.edu.br/index.php/SFM/article/view/4272

(32) Boff AP, de A. Educação especial na perspectiva inclusiva: uma revisão pautada no direito de todos à educação. Educar em Revista [Internet]. 2024 Jan 1 [cited 2024 Nov 29];40. Available from: https://www.scielo.br/j/er/a/PSzsBQhDNrRkQNkStgSsGbQ/

Publicado

2025-05-14

Como Citar

1.
de Vasconcellos MB, Michel Cerboni C. Aplicação da metodologia Natação + Segura em adolescente com síndrome de Down. Nadar! Swim Mag [Internet]. 14º de maio de 2025 [citado 17º de maio de 2025];5(168):e168-105. Disponível em: https://revistanadar.com.br/index.php/Swimming-Magazine/article/view/105

ARK

NADAR! ADS